Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Definições
Definição de Mãshiach

Mãshiach (מָשִׁ֫יחַ) é um termo em Hebraico, que vem da raiz Mãshach (מָשַׁח), em ambos os casos significa apontado, ou escolhido.

Mãshach é um verbo, ou seja, o ato de ungir. Porém, Mãshiach é um pronome, que denota a uma pessoa que foi ungida.

No Tanakh, o termo Mãshiach é aplicado aos sacerdotes e aos reis (com poucas exceções à regra). O ato de ungir era um ato de reconhecimento de autoridade que era concedido à um homem.

O termo Mãshiach foi transliterado para o português como Messias. Apesar do termo em português nos fazer pensar em uma pessoa em exclusivo, Messias também significa Ungido.

No Tanakh não existe um conceito de HaMãshiach (O ungido), conforme nós conhecemos hoje. Este conceito surgiu posteriormente devido ao grande desejo na chegada do Rei Ungido (Mãshiach Melekh) que viria para libertar o povo do exílio. Portanto, o termo HaMãshiach é uma evolução de conceito que recebeu a figura de um Rei descendente de Dawid/Davi que reinará sobre o povo de Yisrã’el.

O conceito de um Rei justo descendente de Dawid/Davi existe no Tanakh, porém, apenas o termo HaMãshiach é que foi atrelado a esta figura tempos depois.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis