Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Definições
Definição de YHWH

YHWH (יהוה) é o nome do Eterno em Hebraico.

Diferente do que se sabe por aí, o Eterno tem um nome próprio que pouquíssimas pessoas sabem a respeito. E até mesmo os que sabem que o Eterno tem um nome próprio, ninguém pode afirmar saber a pronúncia correta.

Em Hebraico temos apenas consoantes, não há no hebraico vogais. Por isso, as palavras em hebraico são bastante complicadas e se deve ter bastante conhecimento para se fazer uma leitura de um texto em Hebraico.

É impossível para uma pessoa dizer qual a pronuncia correta de uma palavra em hebraico sem as niqudot (sinais vocálicos), e por conta disso, nos tempos pós-exílicos foram criados os sinais massoréticos, este sinais são uma representação das vogais da palavra.

Por respeito ao nome do Eterno, os massoretas não adicionaram os sinais massoréticos no nome do Eterno, e por isso, o nome do Eterno só poderia ter sido preservado através da transmissão oral. Porém, os massoretas transporam os sinais de Adonay para YHWH, mostrando que era o costume substituir o YHWH por Adonay nas orações e leituras do Tanakh.

Atualmente, existe um estudo muito grande entre os acadêmicos e estudiosos que buscam saber qual é a pronúncia correta do nome do Eterno. Estes acadêmicos geralmente divergem suas opiniões entre duas pronúncias que são as mais prováveis. Estas são Yahweh e Yehowah.

Atualmente, surgiu no Brasil alguns grupos que dizem conhecer o nome do Eterno, e já houve grupos que diziam que o próprio Eterno revelou à eles a pronúncia correta de Seu nome. Alguns dizem “Yahu” e outros “Yaohu”, sendo que este segundo é impossível dentro hebraico.

O nome do Eterno é escrito com as letras Yod, He, Waw e He. Existem 6218 ocorrências deste nome em todo o Tanakh.

A utilização deste nome dentro do Tanakh não remete apenas ao endereçar de um nome à um ser, mas também, remete à autoridade que há no nome. E tudo aquilo que é dito através deste nome, é dito pela autoridade do Portador deste nome.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis