Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
Deus – Um nome pagão!

História

A palavra “deus”, ao qual usamos no Português é o nome do Eterno? Porque utilizamos esta palavra? A mesma tem algum significado ou origem? Veja abaixo um pequeno resumo sobre a origem desta palavra e tire suas conclusões!

Deus (Pronuncia do Latim: [ˈdeːʊs]) palavra em Latim que significa “deus” ou “deidade”. Latim deus e dīvus “divino” são descendentes do Proto-Indo-Europeu *deiwos, da mesma raiz de *Dyēus, a reconstrução do deus chefe do Proto-Indo-Europeu panteão.

Em Latim clássico, deus (Feminino dea) era uma referencia generalizada para descrever uma deidade, enquanto o uso técnico à divus ou diva era a uma figura que ser tornou divina, assim como imperadores ao longo da história que se intitularam deuses. Posteriormente no Latim, “deus” se tornou comum para descrever o Elohim de Yisra’el pelos cristãos. Foi uma herança dada pelas Linguagens Românticas em Francês dieu, Espanhol dios, Português deus, Italiano dio, etc.

Etimologia:                      

Em dicionários etimológicos, encontramos o que foi dito acima em poucas palavras.

Para aqueles que desejam verificar, mas que não tem um dicionário em mãos, basta acessar o site abaixo.

Deus
http://www.etymonline.com/index.php?term=deus&allowed_in_frame=0

Zeus
http://www.etymonline.com/index.php?term=Zeus&allowed_in_frame=0

Abaixo estarei colocando a tradução do que temos nos links mencionados.

deus (n.)

"Deus, um deus," veja também Zeus; c.1300 como na exclamação francesa; jamais tornou nativo, mas parece ter sido adotado de expressões do Latim, tais como deus absconditus “o deus escondido”

Zeus

Deus supremo dos antigos gregos, 1706, da Grécia, dePIE *dewos- "deus" (cf.Latim deus “deus”, Pérsia antigo daiva– “demônio, deus mal,” Igreja Eslováquia antiga deivai, Sânscrito deva-), da raiz *dyeu- “resplandecer, brilhar”; também são raízes para as palavras “céu” e “dia” (veja também diurnal). Originalmente o deus “luminoso”, mas “assim como originalmente do deus-sol ou como reluzente” não está muito claro agora.

Outras fontes:

http://www.yourdictionary.com/library/watkins.html

“(…) The forms *dyeu- and *deiw-os are both derivatives of a root dyeu-, meaning “to shine,” which appears in the word for “day” in numerous languages (Latin dis; but English DAY is from a different root). (…)”

As formas *dyeu-e *deiw-os são ambas derivadas de uma mesma raiz dyeu-, que significa “brilhar”, ao qual está associada com a palavra “day” em várias línguas (Latim dis; mas no Inglês, Day vem de uma raiz diferente).

Em um dicionário etimológico em Italiano:
http://www.etimo.it/?term=dio

Infelizmente, dicionários em Português são pouquíssimos e difíceis de encontrar, principalmente, quando se trata de conteúdo on-line. Por isso, apenas disponibilizei links em outras línguas. Mas caso deseje comprovar, recomendo procurar uma biblioteca na qual você possa encontrar tal dicionário para pesquisa ou procurar uma loja onde venda um.

Escrituras

E as escrituras? O que as escrituras dizem a respeito?

Em Hoshea/Oséias 2, temos uma profecia onde percebemos que o povo (Yisra’el) estava disperso e eles estavam vivendo uma vida de idolatria aos Ba’alim/Baais.

E YHWH promete não só tirar o povo dos cultos à Ba’al,mas também, de tirar inclusive dos lábios os nomes de Ba’alim. E ainda para ficar mais claro, YHWH diz que seu povo não mais o chamaria por Ba’al, mas sim,o chamariam de “Meu Marido”.

"Acontecerá, naquele dia, - oráculo de YHWH - Que me chamarás "Meu marido", e não mais me chamarás "Meu Ba’al". Afastarei de seus lábios os nomes dos ba’alim, para que não sejam mais lembrados por seus nomes."
Hoshea/Oséias 2.18-19 (Bíblia de Jerusalém – Paulus2002)

Ao analisar este texto, podemos nos perguntar o seguinte. De que forma podemos chamar YHWH de “meu ba’al”? Será que existe alguma religião que chama o Criador e Senhor de Yisra’el pelo nome Ba’al? Será que YHWH está se agradando por ser chamado por um nome de uma entidade pagã? Faça uma oração, e ao invés de orar dizendo “deus”, troque pela palavra “zeus”. Por acaso você vai se sentir confortável por orar assim? 

Conclusões

Etimologicamente, “deus” vem do Latim, que sua referência é muito anterior, estando ligado à entidade suprema dos gregos “Zeus”. Ou seja, ao chamarmos o Eterno de Yisra’el de “deus”, estamos chamando-o por um nome de um ídolo pagão.

Percebemos pelas escrituras que YHWH não se agrada em ser chamado por nomes de ba’alim/baais.

Ao invés de dizer este termo pagão, utilize daqui pra frente a palavra Elohim (termo em Hebraico ao qual é traduzido por deus), ou então, Eterno, Senhor, Altíssimo, Criador, etc.

"No princípio criou deus[Elohim] os céus e a terra."
Bereshit/Gênesis 1.1

Remover os nomes de ba’alim faz parte da restauração prometida pelas escrituras. E se desejamos fazer parte do Reino, devemos iniciar esta restauração. E este pode ser o primeiro passo neste processo de restauração!

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis