Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O conceito Tanaico de Coração

O conceito semita a respeito do “coração” é um tanto distinto do que nosso pensamento cotidiano entende desta palavra. E as vezes quando digo para algumas pessoas que “coração” significa “entendimento”, estas pessoas olham pra mim com aquele sorriso no rosto e a dúvida no coração!

Dentro do meio israelita é comum o compreendimento de que o conceito a respeito da palavra “coração” signifique “entendimento/saber”. Porém, eu iria um pouco mais longe, e diria que “coração” dentro do conceito semita compreende tanto os sentimento quanto o entendimento!

Definição

A palavra em Hebraico que corresponde à coração é (לב - Lev). Apesar da semelhança na pronúncia do hebraico moderno, esta palavra não está associada com a tribo de Levi (לוי - Levi).

Então, vamos analisar melhor como esta palavra é utilizada dentro do contexto bíblico.

Analisando o Tanakh

"Amarás, pois, YHWH teu Elohim de todo o teu coração[levãvekhã], e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração[levãvekhã];"
Devarim/Deuteronômio 6.5-6

Observe que à primeira vista, aos que já estão acostumados a compreender “coração” como sentimentos, fica um tanto difícil compreender de outra forma. Mas, se nós trocarmos a palavra “coração” por “entendimento”, observe como se enquadra perfeitamente.

"Amarás, pois, YHWH teu Elohim de todo o teu entendimento, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu entendimento;"
Devarim/Deuteronômio 6.5-6

Veja como é interessante esta nova interpretação, YHWH não quer que entreguemos nossos sentimentos à Ele, mas sim, Ele deseja que tenhamos conhecimento de sua vontade. E isto fica bem claro, pois em Devarim/Deuteronômio 6.1 YHWH declara sua Torãh e mais adiante Ele fala a respeito de ama-Lo de todo o coração/entendimento. Ou seja, o amor à YHWH consiste em cumprir seus mandamentos, e estes mandamentos devem estar em nosso coração/entendimento!

"E YHWH sentiu o suave cheiro, e YHWH disse em seu coração[libo]: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração[lev] do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz."
Bereshit/Gênesis 8.21

Observe agora, que o texto faz clara referência aos pensamentos. Ou seja, coração pelo texto acima se refere a pensamentos

Parafraseando teríamos:

"E YHWH sentiu o suave cheiro, e YHWH disse consigo mesmo (...)"

Ou

"E YHWH sentiu o suave cheiro, e YHWH refletiu em seu interior (...)"

Note que fica um tanto difícil de tratarmos o coração como uma alusão à sentimentos conforme o texto acima. Na realidade, a única forma de interpretar o texto acima é compreendendo que coração realmente indica pensamentos.

Vamos analisar então um exemplo que fica muito mais claro esta questão.

"E viu YHWH que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração[libo] era só má continuamente."
Bereshit/Gênesis 6.5

Neste exemplo acima, observe que não há nem a necessidade de parafrasearmos para entender, pois isto já está muito mais claro.

Agora um caso um pouquinho mais complicado.

"Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração[libo], e não os ouviu, como YHWH tinha dito."
Shemot/Êxodo 8.15

No exemplo acima, vemos que, se tratarmos coração como emoções, ficaria um tanto estranho não é?

"Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu suas emoções (...)"

Mas e se coração significar entendimento? Acho que ficaria muito melhor.

"Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu seu entendimento (...)"

A primeira vista, pode até parecer um pouco estranho, mas quando pensamos bem, uma pessoa de “entendimento duro”, seria uma pessoa que não deseja compreender aquilo que está claro, o que hoje em dia chamamos de “cabeça dura”.

Agora vamos analisar um outro caso um pouco diferente!

"E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração[ha’levãv] tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração[levav] de seus irmãos não se derreta como o seu coração[ki’levãvo]."
Devarim/Deuteronômio 20.8

Observe que no texto acima, coração não é um símbolo nem para sentimentos ou entendimento, mas, se trata de personalidade/padrão de comportamento.

Então até aqui vimos que coração pode ser um símbolo para representar pensamentos, entendimento, e até mesmo personalidade.

Vejamos o exemplo onde YHWH fala com Shelomoh.

"Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração[lev] tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará."
Melachim Alef/1 Reis 3.12

Poderíamos dizer que os sentimentos de Shelomoh seriam sábios? Um tanto estranho afirma isso não é verdade? Este exemplo deixa bem claro que coração conforme a definição bíblica é o centro dos pensamentos e entendimento, ou seja, dentro da nossa definição atual, seria a nossa mente.

"Responde-me, YHWH, responde-me, para que este povo conheça que tu és o YHWH Elohim, e que tu fizeste voltar o seu coração[libãm]."
Melachim Alef/1 Reis 18.37

Já neste exemplo vemos que a ideia aqui apresentada é uma ideia de conversão. Esta conversão ocorre pelo entender que somente YHWH é o verdadeiro e único Elohim.          

O objetivo deste artigo não é mostrar todos os exemplos e explicá-los um a um. Mas sim, mostrar que os textos podem ser entendidos de uma forma diferente, e a partir de então, que possamos ler as escrituras e adquirir um novo entendimento do que as escrituras tem a nos dizer.

Mas então coração não pode mais ser entendido como sentimentos? Claro que pode, mas é necessário analisar o contexto.

"Havendo, pois, Bo’az comido e bebido, e estando já o seu coração[libo] alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou."
Rut/Rute 3.7

Esta alegria de coração mencionado se refere à satisfação. Aqueles que estão alegres de coração são pessoas que estão satisfeitas. A satisfação é um sentimento que está diretamente ligado com o entendimento. Logo, mesmo quando o coração pode compor a ideia de sentimentos, vemos este relacionado diretamente com o entendimento.

O centro do Homem

Como visto até aqui, o coração simboliza muitas coisas, e por isso, podemos até dizer que o coração é o centro do Homem. Mas será que as escrituras nos releva isso?

"Porque tu me lançaste no profundo, no coração[bi’levav] dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim."
Yonah/Jonas 2:3

Observe que o texto mostra o “coração” como um símbolo para um lugar profundo, nos dando uma ideia de que Yonah/Jonas se encontrava no centro do mar.

Conclusão

Algumas pessoas podem até perguntar. Mas e o que eu ganho em saber que coração não representa sentimentos? E a resposta é: Ganha muito!

Veja no exemplo abaixo, como podemos ter uma nova visão a respeito de sua interpretação.

"Enganoso é o coração[ha’lev], mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
Yirmiyahu/Jeremias 17.9

Normalmente as pessoas interpretam este passuk/versículo da seguinte forma: “Cuidado, pois seus sentimentos podem te enganar”.

Mas observe que, coração aponta para o sentido de entendimento ao invés de emoções. Por tanto, a mensagem que fica é a seguinte:

Todo o entendimento que temos sobre as escrituras pode ser enganoso! É necessário estar sempre avaliando e reavaliando para que possamos crescer no entendimento da Palavra.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis