Vemos em nossos dias muitas pessoas fazendo Teshuvah e deixando práticas pagãs. Isto é algo muito bom, mas, a nossa mistura com outros povos e outras crenças tem nos proporcionado alguns obstáculos em nossa caminhada no retorno às veredas antigas e tal obstáculo são os pequenos atos de idolatria.
As vezes em pequenas brincadeiras incorre a idolatria e a aceitamos por tratá-la como uma brincadeira inocente, mas são nestas inocentes brincadeira é que o mal se revela.
Em pequenas brincadeira como “são pedro está lavando o céu hoje” para se referir à chuva, é um ato de reconhecimento do poder e força do ídolo. A Torãh afirma, que não devemos ter os ídolos em nossas bocas.
"E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de
outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca."
Shemoth/Êxodo
23.13
O que o mandamento nos mostra é que não devemos reconhecer os deuses das nações, nem mesmo dar testemunho de seu poder, afinal, se você atribui a chuva à um ídolo ao invés de Elohim, você está dando testemunho do ídolo e rejeitando à Elohim.
Além de não testemunharmos a respeito dos ídolos, devemos reconhecer que todas as coisas provém de YHWH. O Profeta Yesha’yãhu nos mostra que é YHWH quem faz todas as coisas, pois Dele provem a luz e as trevas.
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o
mal; eu, YHWH, faço todas estas coisas."
Yesha'yãhu/Isaías
45.7
As Escrituras são claras a respeito das obras de YHWH. Elohim faz o bem ao Homem, e devemos reconhecer suas maravilhas e misericórdia. E de Elohim também vem o mal, para mostrar ao Homem que este deve voltar-se à YHWH, Seus Mandamentos e Testemunhos.
"Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes
mandamentos, E se rejeitardes os meus
estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os
meus mandamentos, para invalidar a minha aliança, Então eu também vos farei
isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os
olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos
inimigos a comerão. (...) Então confessarão a sua Iniqüidade, e a Iniqüidade
de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; como
também eles andaram contrariamente para comigo."
Wayiq'rã/Levítico
26.14-16; 40
Portanto devemos reconhecer que o castigo vem de YHWH, para a nossa própria correção. Mas se devemos reconhecer as más obras como obras de YHWH, imagina então as boas! Certamente devemos reconhecer e glorificar seu santo Nome.
"Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás a YHWH
teu Elohim pela boa terra que te deu."
Devãrim/Deuteronômio
8.10
Em Devãrim vemos que é um mandamento reconhecer e louvar YHWH pela prosperidade e bênçãos em nossas vidas. Atribuir as bênçãos de YHWH aos deuses e ídolos é incorrer em idolatria e transgressão da Torãh pela negação do Mandamento.
Portanto
caro leitor, vigie suas palavras para não incorrer em idolatria, exaltando e
glorificando sempre e unicamente o nome de YHWH, com obras e testemunho.